” A arte alimenta-se de ingenuidades, de imagens infinitas que ultrapassam os limites do conhecimento e ali se encontra seu reino. Toda a ciência do mundo não seria capaz de penetrá-lo” (Lionelo Venturi, historiador da arte)
Esta é temática que Muzai, (1968), mineiro, artista visual graduado pela Universidade Federal de Uberlândia(MG), desenvolve atualmente através de sua arte.
Muzai , depois de vários anos atuando como fotògrafo, se conectou com a arte urbana no ano de 2009 visitando a cidade de São Paulo quando deu de cara com aquele novo movimento de street art , que coloria suas antigas cinzentas ruas com uma arte figurativa de alto impacto visual. Nesta mesma época, talvez o termo sincronicidade seja o mais adequado, atravessando turbulências diversas, começa a pintar como forma de terapia. A partir daí teve um insight que o leva a resgatar seu desenho, esquecido em meados da infância, e do qual era uma paixão antiga junto com os antigos quadrinhos que colecionava. O ato de desenhar ressurge com intensidade e assim começam a surgir de maneira bastante intuitiva, as figuras, bonecos, personagens, que se tornam então o elemento chave de seu trabalho. A simplicidade do seu traço transmite também um certo despojamento do gesto, das formas e do olhar; as cores puras, a dimensão exagerada e a composição realizada dentro de blocos e estruturas amplas evidenciam a força de sua poética. A partir de 2020 com o advento da pandemia global, cria a série “Pandemonia”, onde lança desenhos, grafites e pinturas que transbordam esse momento dramático da vida global. Atualmente tem realizado obras com inspiração afro indígena. Tem trabalhos realizados em várias cidades do Brasil e do mundo como: São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis, Recife, Barcelona, Santiago, Valparaíso, Porto, Lisboa e Fafe(Portugal), Madri, Paris, Londres e Berlim.
Exposições
– 2013.”Infantil mente”. Individual. Spray sobre Telas. Galeria João Virmondes. Uberlândia(MG)
-2013.” Grafitomania”.Coletiva.Spray sobre telas. Spray nas paredes. Galeria Oficina Cultural.Uberlândia(MG)
-2013. ”Sem Titulo”.Coletiva. Spray sobre tela. Galeria Le Circule.Uberlândia(MG)
-2014.”Altos Retratos”.Coletiva.Spray sobre tela. Galeria Ponto Azul. Uberlândia(MG)
-2014.“Sem Titulo”Individual.Spray sobre tela. Espaço Cultural do Uberlândia Shopping
-2015.” Sem Titulo”Individual.Spray sobre tela. Espaço Cultural do Uberlândia Shopping
-2016.”Sonhantes”.Individual.Oficina Cultural. Uberlândia(MG)
– 2019. Coletiva. ArteExpo SP- Pinheiros . São Paulo(SP)
-2021/2022. “Pandemonia”. Uberlândia Shopping .
PRÊMIOS NACIONAIS:
- Primeiro lugar Troféu de Ouro – Categoria Ilustração – FestGraf 2018. Ribeirao Preto(SP) .
PRÊMIOS INTERNACIONAIS:
- Segundo lugar do Concurso Internacional de Arte Generator Hostels em Barcelona – Espanha. 2013
- Primeiro lugar Festival Arte Urbana MURO – GAU(Galeria de Arte Urbana) – Lisboa 2019.