Bio

 

” A arte alimenta-se de ingenuidades, de imagens infinitas que ultrapassam os limites do conhecimento e ali se encontra seu reino. Toda a ciência do mundo não seria capaz de penetrá-lo” (Lionelo Venturi, historiador da arte)

             Este á temática que  Muzai, (1968), mineiro, artista visual  graduado pela Universidade Federal de Uberlândia(MG), desenvolve atualmente através de sua arte.

          Muzai, se conectou com a arte urbana em 2009, visitando a cidade de São Paulo quando deu de cara com aquele novo movimento , que coloria suas antigas cinzentas ruas com uma arte figurativa de alto impacto visual. Nesta mesma época, talvez o termo sincronicidade  seja o mais adequado, atravessando dificuldades profissionais e pessoais, começa a pintar como forma de terapia. A partir daí teve um insight que o leva a resgatar seu desenho, esquecido em meados da infância, e do qual era uma paixão antiga junto com os antigos quadrinhos que colecionava. O ato de desenhar ressurge com intensidade  e assim começam a surgir de maneira bastante intuitiva, as figuras,  bonecos, personagens que se tornam centrais em suas telas e primeiros murais realizados nas paredes da cidade de Uberlândia. Em seu universo, o lúdico talvez seja a porta principal , onde a leveza, a ingenuidade, a fantasia e o sonho, também predominam em sua poética visual. As relações e interações entre humanos, animais e objetos se fazem presentes em seus temas. A simplicidade do seu traço, as cores puras, a dimensão exagerada  e a composição realizada dentro de blocos e estruturas amplas, criam e transmitem cenas  de forte expressão  pictórica. Outra face do seu trabalho é uma busca pela síntese, através de um olhar que enxerga as essências, em detrimento aos detalhes, jogando o foco naquilo que é primordial. Tem trabalhos realizados em várias cidades do Brasil e do mundo como:  São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis, Recife, Barcelona, Santiago e Valparaíso e atualmente têm desenvolvido  projetos sob medida  para empresas e residências.

 

Exposições23 copy

– 2013.”Infantil mente”. Individual. Spray sobre Telas. Galeria João Virmondes. Uberlândia(MG)

-2013.” Grafitomania”.Coletiva.Spray sobre telas. Spray nas paredes. Galeria Oficina Cultural.Uberlândia(MG)

-2013. ”Sem Titulo”.Coletiva. Spray sobre tela. Galeria Le Circule.Uberlândia(MG)

-2014.”Altos Retratos”.Coletiva.Spray sobre tela. Galeria Ponto Azul. Uberlândia(MG)

-2014.“Sem Titulo”Individual.Spray sobre tela. Espaço Cultural do Uberlândia Shopping

-2015.” Sem Titulo”Individual.Spray sobre tela. Espaço Cultural do Uberlândia Shopping

-2016.”Sonhantes”.Individual.Oficina Cultural. Uberlândia(MG)

 

PRÊMIOS:

_ Segundo lugar do Concurso Internacional de Arte Generator Hostels em Barcelona, Espanha. 2013.